segunda-feira, 13 de junho de 2011

Virtualização & Cloud Computing

A Virtualização é utilizada desde 1960 pela IBM e permite dividir recursos de um computador em vários outros denominados de máquinas virtuais. Cada máquina virtual oferece um hardware e software completo, muito similar a uma máquina física. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e oferecer serviços de rede.
Através da virtualização é possível conectar cada uma dessas máquinas através de interfaces de rede, switches, roteadores e firewalls virtuais.

A virtualizacao esta sendo cada vez mais utilizada nos dias de hoje, com o novo conceito recursos computacionais chamado Cloud Computing.
Cloud Computing nada mais é que a obtenção de todos os recursos computacionais de uma rede de computadores através da nuvem (internet), diante disto a virtualizacao se faz necessária para deixar cada vez mais flexivel a piscina de recursos "resource pool" com novas formas de proteção contra falhas e também sendo possivel virtualizar a "High Availability".

As empresas que mais se destacam por desenvolverem solucoes para virtualizacao e cloud computing são: VMWare, Citrix, Oracle, Microsoft, Cisco.

"O cloud computing é, na verdade, um super conjunto de recursos que abrange servidores, impressão, armazenamento e também processos", afirma Waldir Arevolo, sócio-diretor da TGT Consulting.

Desta maneira este conceito ganha as mais variadas formas do que vem se disseminando no Brasil e no Mundo e declara um desafio aos que se propõem a utilizar: fazer com que todos estes recursos trabalhem de forma integrada.

Uma arquitetura em cloud deve dispor de uma infra-estrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.

Este conceito é bastante comum em empresas como o IBM, Google e o Yahoo, que mantêm parques computacionais com centenas de milhares de máquinas. Um exemplo: estima-se que as cinco maiores empresas que possuem mecanismos de busca na Internet tenham ao todo um parque computacional de aproximadamente de 2 milhões de servidores!

De acordo com Arevolo, esta empresas tendo estes parques à disposição, a aplicação do conceito trata-se do rearranjo e redirecionamento dos recursos existentes para atender novas demandas de mercado. "A palavra chave para isso é gerenciamento, uma vez que estes recursos não estarão no mesmo lugar e nem pertencerão às mesmas empresas", afirma.

A nós resta apenas aguardar as inumeras novidades que esta plataforma nos proporciona.

Nenhum comentário: